Medicina & Arte

terça-feira, janeiro 06, 2009

SAÚDE

SOJA

A soja é uma espécie de leguminosa (Glycine max L.) proveniente do sudoeste asiático, sendo um produto 100% vegetal. Pelas suas características funcionais e pelo seu elevado teor de proteína, o isolado proteico de soja é muito utilizado no fabrico de produtos substitutos da carne. Dela podem ser obtidos produtos como o “leite” de soja - bebida feita a partir do grão de soja - e o tofu – uma espécie de queijo de soja, cujo processo de obtenção é similar ao dos queijos fabricados a partir do leite.

Prós e Contras

Devido ao seu elevado teor de ácidos gordos poli-insaturados, fibra, vitaminas e minerais e ao seu reduzido teor de gordura saturada, o consumo de soja e produtos derivados como substitutos da carne podem apresentar especial interesse na prevenção das doenças cardiovasculares. Um dos potenciais benefícios adicionais do consumo de soja consiste numa pequena redução dos níveis de colesterol nas LDL.

Vários estudos têm sido realizados no sentido de se relacionar a proteína de soja e os seus componentes bioactivos (isoflavonas) na prevenção do cancro da mama, endométrio, cólon e próstata, bem como prevenção da osteoporose e suavização dos sintomas vasomotores da menopausa. Contudo, os resultados não são consistentes não existindo evidência científica nestas relações.

Lado a Lado Com...

A soja apresenta características diferentes das outras leguminosas secas (feijão, grão, lentilha, fava, ervilha): apresenta um teor proteico superior e contém todos os aminoácidos essenciais, sendo considerada uma fonte de proteína completa.

Ao comparar um kg de soja com um kg de qualquer fonte proteica, verifica-se que a soja contém uma quantidade significativamente superior de proteínas:

1 kg de soja = 2 kg de carne de vaca = 3 kg de feijão/grão = 11 L de leite de vaca

A soja apresenta também uma quantidade relativa de gordura superior às restantes leguminosas.
No entanto, contrariamente à carne e outros produtos de origem animal, a soja contém uma quantidade mínima de ácidos gordos saturados e não contém colesterol, pelo que, em substituição de proteínas de fontes animais, o seu consumo pode actuar na prevenção de doenças cardiovasculares.

Com Peso e Medida

O elevado teor de fibra presente na soja pode contribuir para o controlo do peso, uma vez que torna mais lenta a digestão dos alimentos, aumentando a sensação de saciedade e retarda a absorção de alguns nutrientes, principalmente a glicose, facilitando também o trânsito intestinal. Adicionalmente, pode auxiliar na manutenção de um peso saudável devido ao seu moderado teor de lípidos, sobretudo comparado com outras fontes proteicas.