Medicina & Arte

terça-feira, dezembro 30, 2008

SAÚDE

DR


Os frutos secos contêm nutrientes benéficos, como fibra, arginina, potássio, cálcio, magnésio e gorduras insaturadas
Envie-nos o seu comentário
Leia comentários (0)
Envie esta notícia a um amigo
Imprima esta notícia

Controlo da síndrome metabólica
Frutos secos aumentam benefícios da dieta mediterrânica

Acrescentar nozes à dieta mediterrânica tradicional, rica em frutas e vegetais, pode originar benefícios extra para a saúde, afirmam investigadores espanhóis num estudo publicado “Archives of Internal Medicine”, que descobriram este efeito no controlo da síndrome metabólica.
Uma equipa liderada por Jordi Salas-Salvado, da Universidad de Rovira i Virgili,em Espanha, verificou que uma porção diária de frutos secos ajudou um grupo de pessoas adultas a controlar a síndrome metabólica, uma série de desordens como a obesidade, colesterol e pressão arterial elevados e níveis anormais de glucose,

“Os resultados do presente estudo mostram que uma dieta mediterrânica tradicional, não restringida em calorias e enriquecida com frutos secos, com níveis elevados de gorduras, gorduras insaturadas e apetecíveis, é uma ferramenta útil no controlo da síndrome metabólica”, escreveram os autores no relatório publicado no “Archives of Internal Medicine”.

Estes resultados somam-se às provas sobre os benefícios da dieta mediterrânica para a saúde. Este tipo de alimentação é rica em vegetais, peixe, gorduras mais saudáveis, como o azeite, e baixa em carne vermelha e álcool. Estudos anteriores relacionaram esta dieta com uma diminuição no risco de desenvolvimento de diabetes, asma e outras doenças.