Medicina & Arte

quarta-feira, maio 30, 2012


                             Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária

Utilizar telemóvel no carro resulta em sete multas por hora


Falar ou enviar mensagens dentro do carro, só quando está estacionado Falar ou enviar mensagens dentro do carro, só quando está estacionado (Foto: Miguel Madeira)
Quando o condutor atende uma chamada telefónica ou escreve uma mensagem está a desviar o olhar da estradda. O uso incorrecto de telemóvel ao volante está a dar origem a sete multas por hora.

Os números são da Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária e citados pelo Jornal de Notícias, segundo o qual continuam a aumentar as infracções relacionadas com a utilização do telemóvel. No primeiro trimestre deste ano, houve uma média de 163 contra-ordenações por dia, sete por hora. Ao todo, somaram-se 14.649 autos.

Se assim continuar, este ano haverá mais registos do que no ano passado, altura em que se verificaram 57.905. Em 2010, foram 53 mil autos e no ano anterior 45 mil. O recorde deu-se em 2008, ano em que foram registadas 59 mil contra-ordenações.

A multa para este tipo de infracção tem o valor mínimo de 120 euros mas pode chegar ao máximo de 600. Ao contrário do que muitos condutores acreditam, não é por se estar parado no semáforo, à espera do verde, que não se pode ser multado. Os semáforos fazem parte do percurso. Por isso, a alternativa para falar ao telefone ou enviar mensagens é estacionar o carro.